La Blogothèque

Todos os anos por altura do Natal o circo chega à cidade! Espectáculo itinerante que reúne os mais diversos artistas, desde domadores, a malabaristas e palhaços. A analogia não podia ser mais indicada. A cidade é Paris. A arena equivale aos seus limites. São as ruas, as casas que servem de palco ao espectáculo prestes a começar. Artistas vêm de todo o lado, reunidos por um interesse comum, a música. Partilhar aquilo que melhor sabem fazer é o mote. O improviso, a única regra. Nós, quais crianças que vão pela primeira vez ao circo, aguardamos impacientes pelo loading do vídeo. E no final, é de sorriso aberto que saímos, ansiosos pelo próximo regresso.

LA BLOGOTHÈQUE é uma referência para todos os melómanos. O serviço que presta e o legado que deixa para a história da música é inestimável. E o que é a LA BLOGOTHÈQUE? É um projecto nascido da vontade de Chryde e Vicent Moon, em partilhar música. E para Moon, uma forma diferente de filmar música também. Criaram a ideia dos ‘Concerts à Emporter’, em que convidam as bandas a tocar nos sítios mais improváveis, com instrumentos muita vezes improvisados, em formato acústico e filmados num só take. De câmara e microfone em punho, percorrem as ruas de Paris como se de um palco se tratasse

O carácter low-fi dos registos, associado a uma excelente qualidade de captação sonora, confere aos vídeos uma beleza e uma simplicidade que nos transporta para aqueles locais, como se assistíssemos a tudo da primeira fila. Estes são de tal forma intimistas que facilmente nos sentimos parte daquele momento, como se fossemos a passar na rua e de repente nos convidassem a participar. E não são poucas as vezes em que isso acontece, em que os transeuntes, chamados pela curiosidade, embalados pela música que se faz ouvir ao dobrar da esquina, se tornam participantes destes instantes tão especiais. E há momentos que são irrepetíveis, como ter os ARCADE FIRE a tocarem num elevador ou os Grizzly Bear numa casa de banho.

A LA BLOGOTHÈQUE é um projecto original e revelador de uma enorme vontade de partilha e de convívio em torno da música. Embora existam projectos semelhantes, alguns não conseguem esconder as influências de tão óbvias que são, nenhum se equipara. Não é fácil explicar o porquê, o melhor é verem por vocês em www.blogotheque.net.

Texto publicado na Revista Magnética de Janeiro.





0 comments: