Beastie Boys - Hot Sauce Committee Part Two
Numa de regresso ao passado como quem vai só ali, recordamos este mês uns senhores do tempo em que não havia rádio. Ainda andava o senhor Marconi em experiências e já estes senhores faziam beats. Claro que estou a exagerar mas estes senhores já cá andam há tanto tempo que parece uma eternidade. São 30 anos de carreira e a contar! E nem o passar dos anos beliscou o cool que são. Os Beastie Boys são como aqueles amigos com quem estamos raramente, por vezes até nos esquecemos deles mas sabemos sempre que os reencontramos que é tempo bem passado. E como a idade é um posto, há que respeitar estes senhores pelos muitos anos que andam nestas andanças e por terem sempre mantido o nível altíssimo! Eu chamo-lhes senhores porque na verdade é o que são, já chegaram a uma idade que ganharam o direito a serem assim tratados mas não é por isso que deixam de fazer música perfeitamente ajustada aos tempos que correm.
HOT SAUCE COMMITTEE PART TWO é o 8º álbum de originais e depois da quase desilusão que foi THE MIX-UP de 2007, é bom confirmar que não perderam o toque. E como se não bastasse a música para os nossos ouvidos, oferecem-nos como cartão de boas-vindas uma fantástica curta-metragem intitulada FIGHT FOR YOUR RIGHT-REVISITED, onde a um ritmo alucinante conseguem enfiar um sem número de celebridades, desde as mais improváveis Susan Sarandon ou Ted Danson, aos comediantes Will Ferrel, Jack Black, entre outros. Até o Delorean, o carro do REGRESSO AO FUTURO, entra. Mas como não respeita-los!!! Respect! Respect ao quadrado! Infinitos de respect! As saudades das férias de Verão, das tardes perdidas em frente à televisão, a ver o vídeo de SABOTAGE que passava vezes e vezes sem conta na MTV.
Recordemo-nos que foram estes senhores que nos deram músicas como (YOU GOTTA) FIGHT FOR YOUR RIGHT (TO PARTY!), SABOTAGE ou INTERGALACTIC, que além de terem aproximado o hip-hop das massas, o tornaram num produto também acessível a brancos. A receita do sucesso foi a forma como foram capazes de fundir o rap com influências rock e punk. Lembrar que inicialmente os Beastie Boys surgiram como uma banda punk e foi essa capacidade de adaptação e transformação que tornou o seu som num produto único. E é impossível ouvir estas músicas, que já se transformaram em clássicos, e não sentir uma imediata vontade (To Party!). Do novo álbum MAKE SOME NOISE ficará concerteza com uma das melhores músicas do ano. Destaque também para a colaboração com Santigold em DON'T PLAY NO GAME THAT I CAN'T WIN.
Texto publicado na Revista Magnética de Junho.
0 comments:
Enviar um comentário