Eleanor Friedberg - Last Summer


Eleanor Friedberg é conhecida por ser uma das metades dos The Fiery Furnaces, ficando a outra metade completa com seu irmão Matthew Friedberger. Aventura-se agora a solo com a edição do interessantíssimo LAST SUMMER. Contrastando com os The Fiery Furnaces, mais experimentais, mais ásperos, este é um álbum de uma beleza e de uma candura sublime, ideal para o final do Verão que se aproxima, quando a temperatura desce e já faz falta um agasalho. LAST SUMMER é o agasalho perfeito para aqueles finais de tarde de pores-do-sol infinitos, que pintam o céu de tons fogo e nos trazem promessas de calor. De uma subtileza ao alcance de poucos, é um álbum de uma luminosidade pop que nos absorve e nos inunda.

A identidade dos The Fiery Furnaces está lá mas transparece, sobretudo, o lado pessoal, mais intimista. Facilmente encontramos Eleanor nas letras particularmente descritivas, nas personagem e momentos que as habitam. Cada música é uma história.

Por tratar-se de um álbum a solo poderia pensar-se que musicalmente as composições pudessem ser simplistas mas desenganem-se, são músicas ricas instrumentalmente, complexas e diversificadas na sua composição, contudo, coesas no seu conjunto. Assim como nos The Fiery Furnaces, existe um traço de originalidade, muito próprio e característico, para o qual também contribui a voz distinta de Eleanor.

Destaque para o single ‘My Mistakes’, soberbo momento pop. Para ‘Inn Of The Seventh Ray’, fantástica a narrativa e ‘One-Month Marathon’, terno e nostálgico.

Mais uma vez, e agora a título individual, Eleanor Friedberg afirma-se como uma das mais criativas mentes musicais do novo milénio, revelando uma capacidade de criação que em 10 anos nos trouxe 7 álbuns com os The Fiery Furnaces, a que agora soma mais um, provando que quantidade também pode ser sinónimo de qualidade.

Texto publicado na Revista Magnética de Setembro.

0 comments: